Close

28 de outubro de 2015

Abertas as inscrições para Curso de Roteiro do Canne em Palmas

Em parceria com a Fundação Cultural de Palmas, a Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte da Fundação Joaquim Nabuco, através do Centro Audiovisual Norte-Nordeste (Canne), abre edital de seleção para o curso de roteiro, com o instrutor Daniel Tavares, que ocorrerá de 09 a 13 de novembro no Cine Cultura Sala Sinhozinho. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 28 de outubro.

O edital selecionará 20 alunos. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição online (http://bit.ly/1f3yUTY) onde o candidato deverá, também, apresentar uma Carta de Intenção e Currículo, e enviar um roteiro de curta-metragem ou um argumento de longa-metragem por e-mail para o endereço ​cursos.canne@gmail.com​.
No processo de seleção, serão considerados os seguintes critérios: consonância dos interesses pessoais com os interesses do curso; coerência e clareza das ideias expressas na carta de intenção; disponibilidade para acompanhar o programa do curso; interesse em atuar na área abordada; experiências anteriores (cursos e trabalhos realizados na área audiovisual e/ou demais linguagens artísticas); consistência do roteiro de curta-metragem ​ ou ​argumento de longa-metragem submetidos na inscrição.
O resultado do processo seletivo será divulgado no site http://www.fundaj.gov.br/canne e os alunos selecionados receberão confirmação por e-mail. Os participantes selecionados deverão comparecer no local de realização do curso no primeiro dia de aula, com pelo menos meia hora de antecedência do início das atividades para efetivação da matrícula que requer documento de identificação com foto.
As aulas serão realizadas no horário de 08 às 12 horas e de 14 às 18 horas. Os alunos que obtiverem frequência mínima de 75% da carga horária receberão certificado.
O edital está disponível no link http://www.fundaj.gov.br/images/stories/canne/editais2015/EDITALRoteiroTO.pdf. Dúvidas e mais informações poderão ser esclarecidas e/ou obtidas através do telefone (81) 3073-6718 ou do e-mail cursos.canne@gmail.com.

Sobre o curso

O Curso de Roteiro, ministrado por Daniel Tavares, com 40 horas-aula tem como objetivo apresentar aos participantes uma breve perspectiva histórica da dramaturgia clássica e moderna, aprofundar nos elementos fundamentais da escritura cinematográfica (idéia, tema, conflito, personagens, cenas e seqüências, gêneros e modelos estruturais), assim como estudar uma metodologia de análise a partir de um conjunto de ferramentas úteis aos mecanismos discursivos (premissa, ponto de vista, eixos dramáticos e temáticos). Também serão abordadas as distintas etapas de elaboração de um relato cinematográfico (storyline, sinopses, argumento, escaleta e roteiro), assim como as especificidades das escrituras para ficção e para documentário. De caráter imersivo e teórico-prático, o curso pretende auxiliar, com sessões dedicadas a assessorias individuais, o desenvolvimento ou a revisão de projetos dos participantes em função dos requisitos formais dos atuais editais brasileiros de desenvolvimento de roteiro ou projeto. O curso também estará pontuado por exercícios específicos de escritura e formato, assim como a análise complementar de obras cinematográficas com a leitura de seus respectivos roteiros.

Daniel Tavares

Cineasta e roteirista brasileiro, começou sua carreira audiovisual como analista de programação e produtor de televisão na programadora Globosat Canais. Após graduar-se pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entrou em 2006 para o curso regular da EICTV (Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños, Cuba) na especialidade de Roteiro Cinematográfico, tendo trabalhado em diversos curtas com circulação em importantes festivais cubanos e internacionais. Em 2009, trabalhou na Espanha como consultor do canal digital de conteúdo cinematográfico Canal Autor e, de volta ao Brasil, na produtora Pindorama Filmes. Regressou à Cuba em 2010 para coordenar o Departamento de Roteiro da EICTV, onde também foi membro do Conselho Acadêmico por três anos. Foi jurado do Prêmio Telesur de Documentários no Festival de Havana de 2011, e assessor do laboratório cubano de desenvolvimento de projetos audiovisuais Nuevas Miradas em 2011 e 2012. Após a experiência cubana, tendo assessorado dezenas de roteiros e projetos, retornou ao Brasil em 2013. Em paralelo à atividade docente – onde oferece o workshop anual “Os Eixos Temáticos na Escritura Cinematográfica” para os estudantes de roteiro da EICTV – e às consultorias de roteiro para ficção e documentário, desenvolve projetos em conjunto a produtores e diretores dos mais distintos lugares da América Latina.

 

(Fonte: Redação FCP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *