Close

26 de novembro de 2012

Unidos pela solidariedade

Corais de Palmas participam, hoje e amanhã, da 5ª edição do Canto Coral

Os sentimentos que refletem o espírito natalino, como a boa ação, fé e amor ao próximo serão demonstrados através de canções, entoadas por mais de 500 vozes, em 14 corais, na 5ª edição do Canto Coral. O evento começa, amanhã, às 20 horas, no anfiteatro do Colégio São Francisco de Assis, em Palmas, e segue com programação na terça-feira, também às 20 horas.

O evento simboliza transmissão de paz, esperança, solidariedade e ação social, pois, o ingresso deve ser trocado por dois quilos de alimento não perecível na sede da Organização Jaime Câmara (OJC). Toda a arrecadação será destinada para instituições parceiras que desenvolvem trabalhos ligados a ações sociais.

A diretora-geral da OJC no Tocantins, Fátima Roriz, destaca que a iniciativa tem como objetivo despertar a solidariedade. “Esperamos que o espírito natalino traga fraternidade e faça renascer nos corações das pessoas o dom de compartilhar. Pois, não basta estar bem consigo mesmo. É preciso estender a mão para os mais necessitados. Este é o verdadeiro sentido do Natal: doar-se”, ressalta.

Repertório

A regente geral do 5º Canto Coral, Noemi Zukowski, comenta que, nesta edição, além das tradicionais canções natalinas, o público contará com novidades. “Este ano está muito diversificado. Teremos canções que falam do amor e não só do Natal. Haverá também apresentações de dança e música instrumental antes de iniciar o evento, além da participação da Orquestra e Coro Sinfônico dos Girassóis como convidados”, diz.

Programação

A programação de hoje tem início com a Orquestra e Coro Sinfônico dos Girassóis. Em seguida, sobem ao palco o Coral Som do Coração, Grupo de Canto Vida Ativa, Coral Vozes Encantadas, Coral Dínamus, Coral do Ceulp e Coral Tons e Vozes – IFTO.

Já na terça-feira se apresentam a Orquestra e Coro Sinfônico dos Girassóis, o Coral Educarte (Apae), Coral da Escola Adventista, Grupo Vocal Keryx (participação especial do grupo de dança Performance de solidariedade), Coral da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Coral de Contas, Coral da Primeira Igreja Batista de Palmas e Coral Canto Jovem.

Nos dias de apresentação, a mostra de corais será finalizada com um grande coro, regido por Noemi Zukowski, interpretando a música tema da quinta edição do evento – Só o amor.

Apresentações – Hoje

Orquestra e Coro Sinfônico dos Girassóis
Repertório: Eu sei que vou te amar (Tom Jobim) e Coletânea Natalina
Regente: Bruno Barreto Amorim Campos
Histórico: Projeto de Extensão e Cultura desenvolvido há pouco menos de um ano pela Secretaria Estadual de Educação, composto por jovens com faixa etária entre 12 e 25 anos. Durante os ensaios, os alunos são estimulados a desenvolver habilidades inerentes à sua atuação como instrumentista, tais como a noção de: gêneros e estilos musicais, afinação, dinâmica e articulação.

Coral Som do Coração
Repertório: Vem Chegando o Natal (versão Aline Barros) e Sapatinho de Natal (Octávio Filho)
Regente: Ana Lúcia Costa
Histórico: O Coral Som do Coração da Escola de Tempo Integral Santa Bárbara surgiu no mês de fevereiro de 2011, através de treinamentos para especialização dos educandos na sua formação musical. Participou de diversos eventos como Festival de Artes das Escolas de Palmas (Faes), onde ficou em 1º lugar na categoria canto coral infantil em 2011. Atualmente conta com 40 componentes da faixa etária entre 9 e 14 anos.

Grupo de Canto Vida Ativa:

Repertório: Cantam anjos em harmonia (Charles Wesley e Felix William) e Natal, feliz natal (James Montgomery e Henry Thomas)
Regente: Rosana Dantas
Histórico: Uma iniciativa do Sesc-TO, o coral foi criado em 2009. Atualmente, conta com 30 integrantes, sendo todos eles da 3ª idade. Tem como objetivo a integração e a sociabilização entre os integrantes do projeto Vida Ativa e os demais interessados. Desenvolve competências e comportamentos importantes para o trabalho em grupo, contribuindo significativamente para a melhoria na qualidade de vida de todas as pessoas envolvidas. No seu repertório estão contidas canções populares brasileiras.

Coral Vozes Encantadas

Repertório: Como se fuera mi ultimo dia  (Tercer Ciclo) e Natal brasileiro  (Mig & Meg)
Regente: Evanio Evangelista
Histórico: O Coral Vozes Encantadas da Escola Municipal de Tempo Integral Pe. Josimo Tavares existe desde 2008 e atualmente conta com 50 integrantes. O objetivo do coral é proporcionar a valorização, bem como desenvolver nesses alunos o prazer pela arte da música. O repertório é bem amplo, trabalhando músicas regionais e internacionais.

Coral Dínamus

Repertório: Moisés (Coral Resgate) e Tocou-me (Adaptação Raiz Coral)
Regente: Josifran Melo
Histórico: A ideia do Coral Dínamus é antiga, mas o grupo só veio nascer neste ano. O coral começou com o intuito de trazer um diferencial para o Tocantins que ainda não tem corais que sejam influenciados e defendam o black music. O grupo é formado por 15 coristas e 4 músicos instrumentais, liderados pelo regente Josifran Melo.  

Coral do Ceulp

Regente: Liliana Massuia
Repertório: Forte Deus e Deus de todas as Gerações (Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Moema)
Histórico: O Coral do Ceulp/Ulbra existe há 14 anos. É formado por acadêmicos e colaboradores do Ceulp/Ulbra e trabalha sob a direção da Capelania da Universidade, com o pastor Ari Schultz. O repertório abarca música sacra e popular, com mensagens que estejam em harmonia com o caráter confessional cristão da Universidade.

Coral Tons e Vozes – IFTO

Repertório: Amizade (Flávio Santos) e Somos irmãos (Wanderson Paiva)
Regente: Noemi Zukowski
Histórico: O coral, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), campus Palmas, iniciou suas atividades em outubro de 2009. O projeto nasceu da necessidade de se criar um espaço integrador entre alunos, servidores e comunidade, tendo como elemento fundamental a cultura musical. O grupo busca oferecer aos seus integrantes uma oportunidade única de estudo e de visão ampla da música, complementando e enriquecendo de forma lúdica e prazerosa os trabalhos cotidianos.

 

 

 

(Fonte: Carol dos Anjos, JTO)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *