Close

1 de novembro de 2012

Festa da Cultura

Cerimônia de entrega das insígnias da OMC 2012 será hoje, 5 de novembro, no Palácio do Planalto
Cerimônia da 18ª edição da Ordem do Mérito Cultural 2012. Nessa segunda-feira, 5, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, fará a entrega das insígnias aos agraciados durante solenidade que acontecerá no Palácio do Planalto, em Brasília, a partir das 11h. A cerimônia terá a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff.

A entrega da Ordem do Mérito Cultural marca as homenagens ao Dia Nacional da Cultura, comemorado em 5 de novembro, data do aniversário de nascimento do jurista e jornalista baiano Rui Barbosa. A cada edição um nome relevante de nossa cultura é homenageado. Em 2012, a personalidade celebrada é Luiz Gonzaga, ano também em que é comemorado o centenário de nascimento do “Rei do Baião”.

Condecoração

A Ordem do Mérito Cultural  é uma condecoração outorgada pelo Ministério da Cultura (MinC) a pessoas, grupos artísticos, iniciativas ou instituições a título de reconhecimento por suas contribuições à Cultura brasileira.

Desde a criação da homenagem pelo governo federal, por decreto em 1995, já foram condecoradas mais de 500 personalidades nacionais e estrangeiras de 60 instituições, públicas e privadas.

O MinC confere à OMC ampla abrangência temática, de forma a contemplar áreas do saber e do fazer que tornam marcante a nossa cultura, dentro e fora do País, e que sejam representativas da riqueza e da diversidade cultural brasileira.

Exposição

Um dia após a cerimônia de entrega das condecorações, em 6 de novembro, o andar térreo do Palácio do Planalto abre-se ao público para a exposição O Imaginário do Rei – Visões Sobre o Universo de Luiz Gonzaga, com curadoria de Bené Fonteles. Uma homenagem coletiva de artistas de todas as regiões do País dentro das comemorações do Ano de Luiz Gonzaga.

São peças que contam a rica e diversificada iconografia da vida e obra de Luiz Gonzaga. Reúne fotografias históricas e raras do artista, livros, CD’s e quatro filmes – Viva São João! de Andrucha Waddington, O Milagre de santa Luzia de Sergio Roizenblitz, O Homem que Engarrafava Nuvens de Lírio Ferreira e Luiz Gonzaga – A Luz dos Sertões de Rose Maria – que serão exibidos na exposição, além das obras de arte criadas, algumas especialmente para a mostra com técnicas diferentes e linguagens de expressão.

O público poderá conferir o trabalho dos gravadores em xilogravura do Ceará como Francisco de Almeida, João Pedro do Juazeiro, Francorli & Carmem, José Lourenço, Arievaldo Viana e Cícero Lourenço, o gravador paraibano José Altino, além dos escultores em madeira como DIN e Cícero Arraes de Juazeiro do Norte, da cearense Liara Leite com esculturas em cerâmica e as roupas de Seu Expedito Seleiro de Nova Olinda que fazia as indumentárias de couro para os shows de Gonzagão e do estilista mineiro Ronaldo Fraga.

Veja o Blog da OMC 2012.

 

 

(Fonte: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *