Close

19 de maio de 2020

Em modalidade virtual, artistas locais apresentam peça teatral em homenagem ao aniversário de Palmas

Vai ter teatro no aniversário de Palmas sim!! Sem aglomerações, longe dos palcos tradicionais e cumprindo as regras de isolamento social, os amantes das artes cênicas do Tocantins vão poder rever alguns dos artistas da cena local em um espetáculo pra lá de descontraído. É o projeto “Teatro Virtual”, que lança a sua primeira apresentação nesta quarta-feira, 20, às 19 horas, no Youtube. A estreia do projeto contará com apresentação da peça “O Relatório do Prefeito Graciliano Ramos”, que poderá ser acessada por meio do link https://www.youtube.com/channel/UC8UAG-BHPEz-5oghIWw00IA.

A trama se passa nos anos de 1930, na pequena cidade de Palmeira dos Índios, administrada pelo Prefeito Graciliano Ramos, um dos maiores nomes da literatura brasileira, autor de Vidas Secas e tantas outras obras literárias que marcaram a segunda fase do modernismo. O relatório do final de sua gestão é leitura indispensável aos anais da Administração Pública. A peça é adaptada para o “Teatro Virtual” pelo escritor e diretor teatral Edson Cabral. “A obra aglutina vida real e profissional, numa simbiose de saberes, que prende a atenção e entretém a medida que adentramos as estratégias do jovem Prefeito”, adianta Cabral. São 20 cenas organizadas com dez atores, integrantes do elenco da Cia de Teatro Art Sacra e convidados.

Projeto
Uma iniciativa do Grupo de Teatro Art Sacra e Taquaruçu Garden, o projeto oferece peças, monólogos e declamações que são adaptadas e gravadas na linguagem de vídeo para formação de plateia e entretenimento para os amantes das artes cênicas no período de distanciamento social. “Tudo foi pensado e trabalhado no contexto de isolamento social. Não houve ensaios, as tratativas por vídeos conferência e, na hora de gravar, observamos cuidados com segurança sanitária”, adianta Edson Cabral. Após a epidemia, o objetivo é levar os espetáculos produzidos em circulação pelas salas de teatro do Estado.

De acordo com o diretor da Cia de Teatro Art’Sacra, Valdeir Santana, o projeto é de extrema importância para dar fluxo à criatividade do grupo e para oferecer à comunidade mais uma fonte de entretenimento e descontração, em meio à realidade tão tensa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “A proposta é inovar e reinventar a arte cênica com a incrível capilaridade da tecnologia e das redes sociais”, conclui Valdeir Santama.

Ficha Técnica
Direção: Edson Cabral

Elenco:
Graciliano Ramos – Kaká Nogueira
Fiscal Juvenal – Valdeir Santana
Pai do Prefeito Graciliano – Josafá Miranda
Dona Benta – Aiany Muniquy
Saulo Silva – Talles Rodrigues
Severino Gouvêia – Saulo Cordeiro
Presidiário, Zé do Bode – Isaac Martins
Presidiário, Candieiro Queimado – Davi Maciel
Seu Quinzim – Eziron Cordeiro
Servidora Pública Aldenora – Alinia Sousa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *