Close

19 de novembro de 2019

Paixão de Cristo 2020 em pauta na gestão municipal de Palmas

A realização da Paixão de Cristo 2020 esteve em pauta com a direção da Art’Sacra Cia de Teatro e a gestão da Fundação Cultural de Palmas (FCP) na segunda-feira, 18. O diretor presidente da Art´Sacra Cia de Teatro, Valdeir Santana, reuniu-se com o presidente da FCP, Giovanni Assis para tratar do projeto de realização do espetáculo para o próximo ano.

Na pauta, a sensibilização da Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Fundação, para que o evento tenha uma ação própria no orçamento do Município, uma vez que o mesmo faz parte do calendário de eventos oficiais de Palmas, por meio da Lei nº 2.287, de janeiro de 2017, a exemplo do Capital da Fé, Festival Gastronômico de Taquaruçu e Arraiá da Capital.

O diretor da Art’Sacra ainda acrescentou que o espetáculo foi contemplado com a Lei de Incentivo à Cultura, no entanto, existem muitas dificuldades para captação junto às empresas, estas por desconhecimento do mecanismo e/ou por não ter a opção tributária no Lucro Real. O presidente da FCP se comprometeu em fazer gestão do evento junto à prefeita Cinthia Ribeiro e, tão logo que obtiver resposta, fará contato com a Art’Sacra.

Espetáculo
A apresentação da 16ª edição da Paixão de Cristo acontecerá no dia 10 de abril de 2020, em local que ainda será definido. De acordo com o diretor geral do espetáculo, Valdeir Santana, o objetivo é plantar no coração dos telespectadores mais amor, paz e perdão. “A nossa intenção é aproximar as pessoas mais de Deus e delas mesmas. Queremos contextualizar um presente que a sociedade vive atualmente, com toda essa turbulência de tecnologia e informação, que às vezes nos distancia de Deus e de nós mesmos”, conclui.

Reconhecimento
O espetáculo tocantinense é considerado um dos maiores a céu aberto do País e o maior do Tocantins. Estima-se a participação de cerca de 500 voluntários, dentre equipe técnica, atores e produção. O espetáculo da Paixão de Cristo realizado pela Art´Sacra Cia. de Teatro foi instituído no calendário de eventos oficiais do município de Palmas, Lei 2.287, de 10 de janeiro de 2017.

Em maio de 2010, a Fundação Cultural do Estado do Tocantins concedeu ao espetáculo teatral sacro da Paixão de Cristo a inclusão no Calendário Cultural do Estado, pelos seus trabalhos realizados na área de teatro e formação. Tal reconhecimento ressalta a sua importância na sociedade como uma entidade que fomenta a cultura, às artes, sacra e popular e colabora desta forma com a formação cultural do Estado do Tocantins.

História
A Cia foi fundada em 16 de maio de 2005 por um grupo de jovens apaixonados pelo teatro e que sempre atuavam nas apresentações sacras onde dramatizavam passagens dos Evangelhos e outras temáticas para reflexões litúrgicas e formações sócio-educativas na Paróquia Dom Orione, em Palmas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *