Close

20 de janeiro de 2017

Paixão de Cristo passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos de Palmas

Realizado na Capital pelo grupo Art’Sacra, o espetáculo teatral Paixão de Cristo passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos de Palmas. A Lei 2.287 foi sancionada pelo prefeito de Palmas, Carlos Amastha, em 10 de janeiro e o ato foi publicado no Diário Oficial de Palmas no dia 11 de janeiro. O projeto de Lei é de autoria do Vereador Etinho Nordeste, de 02 de agosto de 2016.

A Cia de Teatro Art´Sacra recebeu o reconhecimento do poder público estadual, através da Fundação Cultural do Estado do Tocantins em maio de 2010, que concedeu ao espetáculo teatral sacro da Paixão de Cristo, evento Cultural do Estado, pelos seus trabalhos realizados na área de teatro e formação. Tal reconhecimento ressalta a sua importância na sociedade como uma entidade que fomenta a cultura sacra e popular e colabora desta forma com a formação cultural do Estado do Tocantins.

Credibilidade

De acordo com o presidente da Cia Art’Sacra e diretor da Paixão de Cristo, Valdeir Santana, a Lei é muito importante para dar mais credibilidade ao evento perante aos órgãos que gerenciam e administram a cultural local e nacional. Além disso, facilitar a captação de recursos para os investimentos no espetáculo. “Oportunidade em que esperamos que os investimentos financeiros sejam alocados ao evento, pois todo trabalho é voluntário e agrega anualmente às centenas de pessoas que atuam no espetáculo uma formação espiritual, social e cultural. É um evento que iniciou na quadra de esportes do Centro Comunitário Dom Orione, ocupou a praça principal da nossa Capital por cinco anos e por último foi realizado quatro vezes no estádio Nilton Santos”, lembra.

Segundo Valdeir, a inclusão do evento no calendário cultural do município atribui ainda mais responsabilidade à Cia. “Já são 15 anos de muitas lutas, desafios e também muitas conquistas. Poder representar a Paixão de Cristo a cada ano é um privilégio para nós, fazemos com muito zelo. Poder conduzir mais de 300 pessoas em cada edição, sendo: crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e todos voluntários, de diferentes religiões, idade e, no final tudo dar certo, é uma grande benção de Deus nas nossas vidas”, considera.

Paixão

O espetáculo teatral sacro da Paixão de Cristo será realizado na Semana Santa, na Sexta-Feira da Paixão. O recrutamento para elenco, figurantes, equipe técnica e de produção acontece sempre aos sábados, até o dia 28 de janeiro e os interessados podem comparecer, de 17 às 20 horas, no Centro Amor Social Papa Francisco (1104 Sul), em Palmas. Podem participar atores e não-atores, de qualquer idade e não é necessária experiência na área.

A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site oficial da Cia Art’Sacra – www.artsacra.com-, no menu Paixão de Cristo. Com exceção de Jesus, todos os personagens estão abertos para definição, tais como: Maria, Maria Madalena, Sacerdotes, João Batista, Judas, Pedro, Pilatos e verônica; entre outros. Há vagas também para técnicos, equipe de produção, atores e figurantes.


História

A Cia foi fundada em 16 de maio de 2005 por um grupo de jovens apaixonados pelo teatro e que sempre atuavam nas apresentações sacras onde dramatizavam passagens dos Evangelhos e outras temáticas para reflexões litúrgicas e formações sócio-educativas na Paróquia Dom Orione em Palmas – Tocantins. Os objetivos, dentre outros, é proporcionar aos integrantes um espaço de formação e convivência com a arte desenvolvendo as variadas formas de expressão corporal, facial e sua capacidade de criar e interpretar.
Também busca despertar nas pessoas a consciência crítica e criativa através da arte, dando ênfase à dignidade da pessoa humana, à família e à vida. Passou a ser conhecida através do espetáculo teatral sacro da Paixão de Cristo, em parceria com a Paróquia Dom Orione.

INFORMAÇÕES:
Site: www.artsacra.com
E-mail: ascom@artsacra.com
Telefones: (63) 3214-1033 / 9 8484-5422
Assessoria de Comunicação: Cinthia Abreu (9 8427-1805)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *