Seminário debate importância dos indicadores da cultura
Estão abertas as inscrições para o Seminário Números da Cultura, que será realizado no dia 30 de setembro, no Rio de Janeiro. Um dos objetivos do evento é mostrar o que os indicadores do setor cultural apontam e como podem contribuir para aprimorar a gestão pública e privada no setor.
Desenvolvido pelo Ministério da Cultura (MinC), o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC) está sendo reestruturado para integrar as principais bases de dados do segmento no País. O Sistema será um grande aglutinador de dados e informações no País, inclusive com a possibilidade de intercâmbio com ferramentas semelhantes de outros países.
O seminário é promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com o pesquisador João Leiva, que realiza uma série de estudos sobre o papel da cultura no cenário nacional. Um desses trabalhos foi o recente mapeamento sobre os hábitos culturais dos paulistas.
A abertura terá presença do secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Guilherme Varella. Ele participa de uma mesa sobre o tema A Cultura e Sua Economia. O debate será mediado por João Leiva e ainda terá o pesquisador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Antonio Alkmim, o coordenador do Observatório da Cultura de Porto Alegre, Álvaro Santi, e a chefe do Departamento de Economia da Cultura do BNDES, Luciane Gorgulho.
Em debate, estarão temas como os investimentos do governo federal e dos estados no setor cultural, leis de incentivo, perfil das empresas e dos trabalhadores da área, gastos do brasileiro com o segmento e o papel de fomento do Vale-Cultura. O seminário também tratará do mapeamento dos setores culturais, produção e consumo de cultura e perfil do produtor cultural.
Para o secretário Guilherme Varella, a discussão em torno de indicadores representa um dos pontos essenciais para o desenvolvimento da cultura no País. “Esse tipo de conhecimento é fundamental para orientar as diversas ações do gestor, que consegue se planejar melhor, estabelecer cenários, agir com maior eficácia e medir o alcance das suas iniciativas”, avalia.
Serviço:
Seminário Números da Cultura
Data: 30 de setembro
Horário: das 9h às 17h
Local: Espaço Oi Futuro, Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema
(Fonte: Marcelo Araújo
Secretaria de Políticas Culturais
Ministério da Cultura)