Gravado no Tocantins, filme sobre a saga dos irmãos Villas-Bôas será lançado hoje na Capital
Xingu de volta ao Tocantins
“Se achamos que nosso objetivo aqui, na nossa rápida passagem pela terra é acumular riquezas, então não temos nada a aprender com os índios. Mas, se acreditamos que o ideal é o equilíbrio do homem dentro de sua família e dentro de sua comunidade, então os índios têm lições extraordinárias para nos dar.” A célebre frase é de Cláudio Villas-Bôas, aventureiro, que, antes de falecer, batalhou pela preservação da natureza e cultura indígena, ao lado dos demais irmãos, Orlando e Leonardo.
Dirigido por Cao Hamburger, patrocinado pela Natura, e com estreia nacional na última sexta-feira, o filme Xingu será lançado hoje no Tocantins, com exibição às 19 horas no Cinemark em Palmas, em sessão especial para convidados. O filme deve estrear no Cinemark, para o público, na próxima sexta-feira, de acordo com a gerência do cinema em Palmas.
A obra, gravada em diversas regiões do Tocantins, conta a heroica saga dos Irmãos Villas-Bôas, criadores do Parque Nacional do Xingu em 1961, marco na defesa dos direitos dos povos indígenas. O filme reposiciona a importância da atuação de Orlando (Felipe Camargo), Cláudio (João Miguel) e Leonardo Villas-Bôas (Caio Blat) na maior reserva indígena em território brasileiro.
A saga começa com a travessia do Rio das Mortes e logo eles se tornam chefes da empreitada, envolvendo-se na defesa dos povos indígenas e de suas diversas culturas, registrando tudo num diário batizado de A Marcha para o Oeste.
Tocantins
Contando com atores tocantinenses e indígenas da região no elenco de apoio e figuração, Xingu nas cidades de São Félix do Tocantins, Palmas, Caseara e Novo Acordo de julho a novembro de 2010. As locações foram escolhidas devido o vasto cenário de paisagens naturais, de acordo com o diretor de produção Marcelo Torres, em entrevista ao JTo. Segundo Torres, um ‘Parque do Xingu cenográfico’ foi montado no Tocantins para as gravações e foram justamente as belezas naturais do estado que mais lhe chamaram atenção. “O local foi escolhido pela beleza das locações e da semelhança com a região do Mato Grosso, onde se passa a história”, comentou Torres.
Elenco
O diretor de produção lembra que o elenco secundário foi escolhido durante o período de desenvolvimento do projeto. Segundo ele, participam do filme cerca de 250 índios, selecionados no próprio Parque do Xingu. O ator tocantinense Nival Correa, integrante da Cia Chama Viva de Teatro, foi o escolhido para integrar o elenco de apoio. Segundo ele, a princípio, a escolha de seu nome seria apenas para figuração, mas depois a equipe foi fazendo com que seu personagem crescesse na trama. “Aos poucos foram me dando algumas falas até que me deram um personagem que é guia dos irmãos Villas-Bôas no Parque do Xingu”, explica Nival.
Cao Hamburger Diretor do Filme Xingu e Valdeir Santana ator da Cia. Art´Sacra de Teatro durante gravações no set de filmagem em Palmas.
“Xingu” foi exibido pela primeira vez na abertura do Amazonas Film Festival, em novembro último.
Serviço
O quê – Lançamento Xingu – o Filme, em sessão especial para convidados
Quando – Hoje
Onde – Cinemark, no Capim Dourado Shopping em Palmas
Horário – Às 19h30
(Fonte:Cinthia Abreu JTO)