Close

25 de julho de 2014

Editais culturais democratizam acesso a financiamento de projetos

Visando profissionalizar e democratizar o acesso de artistas e municípios tocantinenses a recursos de incentivo cultural, a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), abriu editais para contemplar os interessados. Com isto, além de criar um padrão profissional para a concessão dos recursos, ainda ocorre a democratização do acesso de todas as categorias nas disputas públicas.

Nomeado no último dia 23 de junho, o diretor de Arte e Cultura da Seduc, Toninho Borges, afirma que, após estudar a realidade tocantinense, foi decidido que o objetivo inicial do setor é estabelecer a cultura do edital no Tocantins. “Os desafios são muitos (a frente da diretoria), e os projetos também. A nossa meta principal, agora, são os editais; eles são o verdadeiro caminho do artista. Se você tem um bom material, um bom projeto, com certeza você vai entrar na disputa; é a mesma coisa da licitação de uma obra qualquer. O caminho, hoje, é este; a gente não tem como fugir dele”, destacou.

Atualmente, os editais de financiamento de projetos culturais do Programa de Incentivo à Cultura (Procultura) estão em fase de finalização da entrega de documentos por parte dos 118 proponentes contemplados, abrangendo as seguintes áreas: Artes Cênicas; Artes Visuais; Audiovisual; Literatura; Música; Cultura Indígena; Culturas Tradicionais, Populares e Artesanato. Já o edital para a implantação de infraestrutura cultural, continua com prazo aberto para o recebimento da documentação.

Para Toninho Borges, a diversidade de projetos contemplados pelo atual edital demonstra o quanto esta prática democratiza o acesso aos incentivos culturais ofertados pelo Governo. “Este é o caminho mais justo, pois segue uma lei, tem um processo comum para todos, o que evita possíveis favorecimentos. Nós estamos profissionalizando a promoção cultural, fazendo com que os artistas e os municípios se preparem para atender às exigências dos editais”, afirmou.

Mais informações

Para mais esclarecimentos sobre o assunto, os interessados podem procurar a diretoria, localizada no Anexo 2 da Seduc (Quadra 103 Norte, Avenida JK, Lote 145, Sala 2, Palmas/TO), ou pelo telefone (63) 3218-6181. Os horários de atendimento são das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

 

(Fonte: Marcus Mesquita, Seduc)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *