Uma década de emoção
A trajetória do grupo Art’Sacra e a encenação da Paixão de Cristo são retratadas em DVD, que será lançado hoje
Há 10 anos jovens da comunidade católica Dom Orione reuniram-se a fim de relembrar e celebrar com a arte dramatúrgica, a história mais importante do cristianismo, a Paixão de Cristo. Então foi criado o grupo Art’ Sacra Cia de Teatro, que emociona os tocantinenses, de todas as idades, com a encenação desta passagem bíblica que, inclusive, entrou para o calendário cultural oficial do Estado, em 2011.
Este ano, o grupo já se prepara para a 11ª apresentação, que impressiona devido ao seu tamanho, qualidade e abrangência. Mas não é isso, hoje, o Art’Sacra lança, no Teatro de Bolso do Memorial Coluna Prestes, localizado na Praça dos Girassóis, o DVD 10 anos de Paixão. O evento promete emocionar, com depoimentos de atores que participam da encenação desde o início até jovens que participaram apenas uma vez.
A programação da noite de hoje conta ainda com a encenação de um monólogo Nos tempos da Paixão, interpretado pelo diretor da companhia, Valdeir Santana, e também com a apresentação da logística para encenação deste ano. “Este ano, pretendemos trabalhar com uma equipe de 500 pessoas, sendo 100 da produção, que se dividirão em 12 equipes, um simbolismo para o número de discípulos que seguiam a Jesus Cristo”, projeta o diretor.
Histórias
A companhia realiza a encenação há dez anos e tudo começou com o grupo de jovens da Igreja Dom Orione, localizada na quadra 904 sul, em Palmas. No início, as apresentações eram realizadas lá mesmo, mas com o crescimento do grupo foi preciso mudar o local de apresentação, conta o diretor. “Depois de um tempo, passamos a nos apresentar na Praça dos Girassóis e ano passado fizemos uma grande produção para encenar no Estádio Nilton Santos”, lembra.
O dia de hoje marca essa trajetória do Art’Sacra que vem evoluindo a cada ano, com enredos que emocionam o público. Como conta o eletrotécnico Gleyson Galeno, 26 anos, que há oito interpreta Jesus Cristo. “Eu participo do grupo desde o início. Antes ajudava na produção, e desde que surgiu a oportunidade de interpretar Cristo, fico esperando as emoções que a cada ano são diferentes.”
Ele afirma ainda que a receptividade do público o impressiona. “É muito gratificante ver as pessoas assistindo ao espetáculo, se emocionando. A sensação é de dever cumprido. Sendo que nosso dever nada mais é do que levar a palavra e a paixão de Jesus Cristo a todos”, conta.
O estagiário Adelmário Alves dos Santos, 30 anos, há cinco anos participa do grupo. Para ele, o maior prazer é transmitir a mensagem de amor. “Recebi o convite para entrar no grupo e imediatamente me identifiquei. Já no primeiro ano interpretei Lázaro, um dos ladrões crucificados com Cristo, e um soldado. Eu que não tinha o menor conhecimento sobre atuação, pela Graça de Deus, consegui fazer bem.”
Transmitir o amor de Jesus é o que marca a encenação, segundo Santos. “O que há de mais lindo em tudo isso é saber que a mensagem de amor, do maior amor do mundo está sendo transmitida. A Paixão de Cristo é o momento que os cristãos renovam seus votos de fé. É muito bom fazer parte disso”, afirma.
Santos acrescenta ainda que, durante a pré-produção, auxilia na montagem do som. “Preparar o espetáculo é quase tão emocionante quanto fazê-lo ao vivo, pois tudo é feito com muito carinho e com o foco na mensagem de amor”, conclui.
Serviço
O quê – Lançamento do DVD 10 anos de Paixão
Quando – Hoje
Onde – Teatro de Bolso, no Memorial Coluna Prestes, localizado na Praça dos Girassóis
Horário – às 20 horas
Informações – (63) 3214-1033 / 8438-5422
(Fonte: Carol dos Anjos, Jornal do Tocantins)