Torre da Paz anuncia chegada do Natal com sustentabilidade
Canções natalinas e encenação teatral marcaram a inauguração da iluminação, na noite de ontem, na sede da OJC
Com 16 milhões de cores e combinações infinitas foi inaugurada, na noite de ontem, a iluminação da 7ª Torre da Paz, na sede da Organização Jaime Câmara (OJC), em Palmas. O evento de inauguração contou com a presença de dezenas de pessoas, que comemoraram o acender das luzes da maior árvore de Natal da região Norte do País. Programação cultural com peça teatral e apresentação de coral completou o evento.
A iluminação da torre é feita por lâmpadas de LED que representam sustentabilidade, uma preocupação da OJC em parceria com a Companhia de Energia Elétrica do Estado do Tocantins (Celtins).
Segundo o gerente de operação do Sistema Elétrico da Celtins, Alexandre Lazarin Demarco, a parceria sempre se preocupou em manter o clima de Natal com essência sustentável. “Antes gastava bem mais e não tinha tanta animação, hoje consome energia equivalente a dois chuveiros elétricos e oferece milhões de opções de cores e efeitos”, explicou.
Para o superintendente de Operações da Celtins, Herivelto Calles Louzada, a parceria e a melhoria no aspecto da sustentabilidade são muito importantes, pois mostram que é possível fazer bonito e inspirar momentos de paz.
Marco
Durante seu discurso, a diretora-geral OJC no Tocantins, Fátima Roriz, disse que é uma honra ter a parceria com a Celtins, na qual a integração oferece desenvolvimento sustentável para o Estado. “O ato de acender a torre já é um marco na comunidade tocantinense, e com sustentabilidade. O mais importante é a simbologia da paz, que é o que a OJC deseja para cada tocantinense”, disse, destacando que a torre se tornou uma representação de responsabilidade social.
O secretário Estadual da Educação, Danilo de Melo, que participou da inauguração, destacou que a iniciativa da Organização Jaime Câmara é inédita e se tornou tradição no Estado, por transmitir paz à comunidade. “O Natal é um momento de reverenciar o nascimento de Jesus, e é por isso que estamos aqui, pois aprovamos essa boa iniciativa privada”, disse.
Divaldo Rezende, titular da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), enfatizou que a torre acende a esperança de todas as famílias tocantinenses para o próximo ano que virá. “Cada ano é ano de aprimoramento, de aprendizado, de aperfeiçoamento, e esse ano é uma comemoração com sustentabilidade”, ressaltou.
Os participantes assistiram a uma apresentação do grupo de teatro Art’Sacra, com a encenação da peça do nascimento de Jesus Cristo. Além da atração cultural, também foram entoadas músicas natalinas, pelo coral Vozes Encantadas, da Escola de tempo Integral Padre Josimo Tavares.
Torre
A torre tem 72 metros de altura e este ano conta com uma estrutura composta por 60 canhões e 40 fitas de LED que permitem o efeito na iluminação com várias sequências de movimentos. A Torre da Paz ilumina a Capital para comemorar o Natal e o Ano Novo até 6 de janeiro de 2012.
(Fonte: Jurbiléia Pinto JTO)