Auto da Compadecida é a quarta montagem da Cia de Teatro Fernanda Montenegro
O programa de formação de atores do Centro de Treinamento Artístico (Ceta) da Fundação Cultural de Palmas (FCP), a Cia de Teatro Fernanda Montenegro, chega a sua quarta montagem com a exibição de ‘Auto da Compadecida’, de 02 a 06 de outubro, no Theatro Fernanda Montenegro. A peça marca o crescimento da Companhia, que além de formar novos artistas também tem a finalidade de formação de plateia.
A estreia, para estudantes das redes pública e particular de ensino, levou o público ao riso solto, em uma apresentação leve e bem-humorada dos personagens que compõem o universo sertanejo de Ariano Suassuna. “Não conhecia a peça, mas é muito engraçada e criativa, uma forma interessante de apresentar o julgamento, a linguagem nordestina. Me diverti muito”, afirmou a estudante Ana Júlia Oliveira.
Cia Fernanda Montenegro
Em dois anos a Cia Fernanda Monentegro apresentou ‘Pluft, o Fantasminha Camarada’, ‘Branca de Neve e os Sete Anões’, ‘Romeu e Julieta’ e ‘Auto da Compadecida’. As peças possuem a direção do ator e professor de teatro da FCP, Cícero Belém, e fazem parte do processo de formação de atores e plateia do Ceta.
“Com a Cia Fernanda Montenegro, estamos aprendendo a trabalhar na estrutura pública, enfrentando circunstâncias nem sempre favoráveis a favor da formação. Outro aspecto interessante é a instituição, pelo poder público de um braço de formação artística e de público, mas que também realiza produtos culturais. Isso é um avanço dentro de um conceito pré-estabelecido sobre o papel do poder público no que tange a produção cultural. Estamos produzindo sem sobrepor a produção de mercado da cidade, é um conjunto de fazer formação e produção de qualidade”, afirma Cícero Belém.
Sobre a formação de atores, Belém destaca o caráter amplo da formação. “É uma perspectiva de formação ampla, de modo que esse ator possa lidar com qualquer linguagem da produção artística sem preconceito, para que ele possa trabalhar em diversas propostas e possibilidades de encenação artística”, concluiu.
Auto da Compadecida
Adaptação da obra original de Ariano Suassuna, ‘Auto da Compadecida’ apresenta 14 atores em cena em uma adaptação que privilegia a mesma narrativa da obra original, entretanto, com diálogos e cenas que não obedecem necessariamente à mesma sequência da obra do autor. “Não arrisco afirmar que se trata de uma releitura, mas buscamos construir um espetáculo com a nossa pegada, o nosso olhar, localizado em um sertão que pode ser o Nordeste, o sertão mineiro, goiano ou tocantinense”, afirma Cícero Belém.
‘Auto da Compadecida’ é realizada pelos alunos da turma vespertina, a exemplo de Erick Jesus, que interpreta o padre na peça. O ator compõe o quadro da Cia há um ano, e fala sobre a experiência. “Compor a Cia Fernanda Montenegro está sendo uma experiência incrível, tem contribuído para o meu crescimento e desenvolvimento, principalmente social e nos meios de me expressar”, disse, ao ressaltar que pretende seguir a carreira artística.
Já Talles Rodrigues, que vive o Chicó, ingressou na Cia há menos tempo, fala do desafio de viver o personagem: “A experiência como Chicó sob a direção do Cícero está sendo incrível. Para mim foi bastante desafiador, pois tem toda a questão de laboratório e tempo de preparação para o personagem. Só tenho a agradecer pela confiança depositada”.
Serviço
O quê – O Auto da Compadecida – Cia de Teatro Fernanda Montenegro
Onde: Theatro Fernanda Montenegro
Quando: de 02 a 06 de outubro.
Dias 02 e 03, às 19h30 – Sessões para escolas públicas e particulares;
Dia 04, às 15h – para escolas públicas e particulares
Dia 04, às 20 – Sessão Universitária
Dias 05 e 06, às 20h – Sessões para o grande público
Ingressos: Fundação Cultural de Palmas e Cine Cultura – das 13h às 21h
Valor- R$ 30 inteira/ R$ 15 a meia – promocional na Sessão Universitária – R$ 10.
Ficha Técnica
1º ATO
Nº | PERSONAGENS | ATORES |
01 | João Grilo | Cleomar Vieira |
02 | Chicó | Talles Rodrigues |
03 | Mulher do Padeiro | Lívia Rodrigues |
04 | Padeiro | Gustavo Formiga |
05 | Padre | Erik Jesus |
06 | Sacristão | Shalon Bezerra |
2º ATO
Nº | PERSONAGENS | ATORES |
07 | Bispo | Hugo Rafael Soares |
08 | Frade | Zacarias Medeiros |
09 | Severina | Isabela Rezende |
10 | Cangaceiro | Marlon Fernandes |
3º ATO
Nº | PERSONAGENS | ATORES |
11 | Encourado | Wesley dos Santos |
12 | Manuel | Romário Miranda |
13 | Compadecida | Dalila Rosso |
14
|
Cantadora | Francisca Lopes |
EQUIPE: CRIAÇÃO| PRODUÇÃO| TÉCNICA| REALIZAÇÃO
15 | Autoria original | Ariano Suassuna |
16 | Adaptação | Manoel Medeiros|
Cícero Belém |
17 | Direção geral e artística | Cícero Belém |
18 | Cenografia | Ronan Gonçalves |
19 | Figurinos| Pesquisa| Desenho | Ronan Gonçalves| Marcelo Teixeira |
20 | Desenho de luz | Cícero Belém |
21 | Montagem| Operação de luz | Maurício Noleto |
22 | Sonoplastia| Pesquisa| Montagem | Denis Kisnner|
Marcos Aba |
23 | Operação de som | Marcelo Teixeira |
24 | Design gráfico | Gerson Gonzaga |
25 | Fotografias | Junior Suzuki |
26 | Assessoria de imprensa | Samara Martins |
27 | Redes sociais | Karla Rayane |
28 | Assistência de produção | Marcelo Teixeira |
29 | Apoio| Assistência| Elenco | Lilian dos Anjos|
Layssa Cristhina |
30 | Equipe de apoio Theatro Fernanda Montenegro | Charles Nunes|
Ícaro Cipriano |
31 | Cenotécnico | Renato Moura |
32 | Bilheteria | Elisângela Dantas |
33
|
Agendamento| Escolas| Universidades | Marquinhos Rocha|
Eliane Cristina |
34 | Administração temporada | Luciane de Bortoli
Elisângela Dantas |
35 | Produção Geral | Cia de Teatro Fernanda Montenegro|Centro de Ensino e Treinamento Artístico – CETA |
36 | Realização | Fundação Cultural de Palmas| Prefeitura de Palmas |
(Fonte: Samara Martins, FCP)