Close

24 de julho de 2012

CONCURSO DE QUADRILHAS

E dá-lhe Borocoxó
Comemorando o centenário do nascimento do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, os baianos da quadrilha Asa Branca conquistaram o trófeu de campeões do 8º Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas, que se encerrou no último domingo, no Espaço Cultural. A primeira colocada conquistou a simpatia dos jurados e o prêmio de R$ 10.000,00 com a expectativa de fazer ainda mais bonito no próximo concurso nacional, que acontecerá em Rio Branco, no Acre, em 2013.

O Espaço Cultural, lotado, vibrou quando os tocantinenses da Caipiras do Borocoxó foram anunciados como vice-campeões. Além da premiação de R$ 8.000,00, eles conquistaram ainda o título de Melhor Casal de Noivos com Ana Natália Santos Lima e Felipe Trindade, e Melhor Marcador de Quadrilha com Ronan Oliveira.

Concurso

Os jurados avaliaram a animação, coreografia, harmonia e repertório musical dos grupos, que, contagiantes, animaram a noite ao som da sanfona e do baião e fizeram da representação da festa de casamento popular nordestina um espetáculo de cores vibrantes e evolução de músicas animadas. O xote, o xaxado e o forró pé-de-serra foram o repertório musical. Ao sediar o evento, pela primeira vez, Palmas viu um mar de cores rodopiar ao som de ritmos tipicamente nordestinos.

Campeã

A apresentação da campeã, Asa Branca, aconteceu no último sábado, mas os quadrilheiros tiveram que aguardar ansiosos a resposta pelo resultado que saiu apenas na madrugada de ontem. “São 20 anos de quadrilha Asa Branca. Foram meses de trabalho, a gente trabalha muito para colocar o espetáculo na rua e, assim, a gente conseguiu levar esse prêmio, que há muito tempo não acontece”, comemorou Leandro de Oliveira, um dos diretores da Asa Branca.

No gingado
da Asa Branca

Os sonhos, a imaginação e o desejo de uma criança. Este foi o ponto de partida para um espetáculo quase mágico, oferecido pelo grupo baiano Asa Branca aos tocantinenses. Se vivo, até Luiz Gonzaga e Lampião se emocionariam com as marcações, encenações, truques, acrobacias e ritmos explorados para abrir alas para o xaxado dos baianos, em homenagem à estas duas figuras históricas da cultura brasileira. Além destes, até percussão corporal foi utilizado pelos quadrilheiros, ao marcar as batidas do zabumba na palma da mão e batidas no corpo.Assim, a Melhor Quadrilha do Brasil apresentou uma coreografia com cerca de 100 dançarinos e atores ao mostrar o luxo e as cores de um figurino de encher os olhos passos acrobáticos sem se desligar da essência da festa junina, com passos típicos de uma quadrilha junina que relembravam, entre outros, o caminho da roça, a grande roda e o caracol. Além de uma aula de história para relembrar a música de Luiz Gonzaga, a batalha de Lampião e os ritmos folclóricos brasileiros, deixando merecido o título para a Bahia.

Rainha

Outro título de destaque para os Caipiras da Borocoxó foi a coroação de sua Rainha, Nádia Costa (foto), como Melhor Rainha do Brasil, em concurso realizado no início de junho.

Concurso Nacional
1ª colocada: Asa Branca – BA
2ª colocada: Caipiras do Borocoxó – TO
3ª colocada: Cheiro da Terra – CE
4ª colocada: Raio de Sol – PE
5ª colocada: Se Bobear a Gente Pimba – DF

 

 

(Fonte: Juliana Matos JTO)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *