Galeria Municipal de Artes inaugura a exposição “Território Imaginário – Ocupações”, de Antônio Netto
A Galeria Municipal de Artes, do Núcleo Integrado de Leitura e Artes (NILA), recebe a oitava exposição individual do artista Antônio Netto, “Território Imaginário – Ocupações”, nesta quarta-feira, 18, às 20 horas. Composta de 30 obras em acrílica sobre tela, a obra de arte visual segue exposta até 18 de dezembro com visitações de segunda a sexta, das 8h às 18h, e sábado, das 8h às 12h.
A exposição marca uma jornada de mais de duas décadas do artista no abstracionismo concreto (ou geométrico), ao mesmo tempo que inaugura uma fase mais orgânica e despojada. “Trabalho nessa exposição há um ano. É uma pesquisa realizada com muita dedicação e o projeto representa tanto o auge de um estilo quanto o anúncio de um estilo artístico novo. É um ponto de mutação, um território da imaginação antes desconhecido e agora familiar, íntimo”, comenta.
A exposição “Território Imaginário – Ocupações” é realizada pelo Ateliê ao Cubo e co-realizada pela Jubalina Produções. Tem o patrocínio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), resultado do Programa Municipal de Incentivo à Cultura – (Promic 2014), e conta com os apoios culturais de Estúdio Aperitivos, Viuller, Contexto Produção Cultural e Trade Rock.
Antônio Rodrigues Netto
Antônio Rodrigues Netto é natural de João Pessoa-PB e vive no Tocantins desde 1996. Autodidata, frequentou, no nordeste, inúmeras galerias e ateliês de arte nos anos 1980 e 1990, onde estudou técnicas de desenho a grafite, pintura a óleo e giz pastel oleoso, além de técnicas como acrílica sobre tela e aquarela. No Tocantins, foi artista residente da Magenta Galeria de Arte, de 2006 a 2008, além de gestor cultural no Sesc, na FCP e Secretaria Estadual da Cultura, entre 1999 e 2014. Atualmente, desenvolve trabalhos de produção e formação artística com o Ateliê Ao Cubo, iniciativa cultural da qual é diretor.
Ficha técnica:
– Realização: Ateliê ao Cubo
– Co-Realização: Jubalina Produções
– Patrocínio: Programa Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Palmas
– Apoios: Estúdio Aperitivos, Viuller, Contexto Produção Cultural e Trade Rock
– Direção Geral e Artística: Antônio Netto
– Curadoria: Thiago Ramos
– Produção e Comunicação: Juliane Almeida, Silvana Bárbara, Thiago Ramos e Viuller Bernardo
– Produção de mídias e artes: Anderson de Souza, Caio Brettas e Viuller Bernardo
– Produção técnica: Antônio Netto, Daniela Rodrigues, T. Beraldi
– Pesquisador artístico convidado: Heitor Oliveira
– Projeto técnico: Doralice Loureiro da Motta
(Fonte: Redação FCP)