Grupo Xanarai traz cultura tocantinense para teatro
As histórias e paisagens do Tocantins contadas em um palco de teatro. O público que for ao Teatro Sesc Palmas neste fim de semana vai poder caminhar pela geografia e cultura do estado mais novo da federação. E dizer a palavra caminhar não é exagero, não. A companhia teatral Xanarai apresenta o espetáculo “Trieiros: No meio de um monte de nada” e convida o público para uma viagem recheada de aventura.
O grupo é formado por seis atores e iniciou sua trajetória em 2013 com a união de alunos e professores do curso de Teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A pesquisa para criação de Trieiros começou em março do ano passado. O nome do espetáculo origina-se de um caminho pequeno, menor que uma trilha, podendo ser percorrido por uma pessoa de cada vez.
Ilha do Bananal, Lajeado, Serra do Lajeado, Parque Estadual do Jalapão, Porto Nacional e Taquaruçu e Praia da Graciosa (ambos em Palmas) foram os locais escolhidos para experiências de imersão. O objetivo era apresentar as impressões que tocantinenses e pessoas vindas de outros locais (migrantes) têm sobre o estado. As particularidades da cultura e da geografia vividas nas visitas não foram desprezadas e fizeram parte da criação de cenas da peça. O resultado dessas andanças foi uma ampla pesquisa do estado com potencial para desenvolver outras apresentações teatrais.
Serviço
A peça será apresentada no Teatro Sesc Palmas nos dias 26,27 e 28 de junho. Na sexta-feira e sábado, dias 26 e 27, o grupo inicia a apresentação às 20h. No domingo, o espetáculo teatral começa às 19h. Os ingressos custam R$10.
O evento é uma realização do Núcleo Em Trama, Universidade Federal do Tocantins e Sesc e tem apoio do Teatro da Universidade de São Paulo (Tusp), Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU) e Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFT (Proex).
Informações: (63) 3212-9954
Ficha técnica
Direção: Francisco Peres
Produção: Karina Yamamoto
Elenco:
Andrey Tamarozzi
Denis Casima
Eliene Lago
Karina Yamamoto
Roni Bianchi
Vanessa Cardoso
Contra-regra: Pedro Thiago Rodrigues
Sonoplastia: Ailton Yabeta
Encenação e dramaturgia: Grupo Xanarai
Arte Gráfica: Pedro Thiago Rodrigues e Eliene Lago
(Fonte: Otávio Frabetti – Assessor de Imprensa Sesc/TO com informações do grupo Xanarai)