Superação, emoção e reflexão com a Paixão de Cristo 2015
“Eu chorei, me emocionei, refleti. Já virou tradição em minha família assistir a esse espetáculo na Sexta-Feira da Paixão. É tudo muito lindo e, apesar de já conhecer a história, a gente não tem como não se emocionar.” Este foi o sentimento do funcionário público José Carlos Góes, que esteve na Praça dos Girassois na sexta-feira, 3, acompanhado de seus familiares, para prestigiar a Paixão de Cristo 2015, apresentado pela Cia Art’Sacra.
Tal sentimento foi compartilhado de outras cerca de 10 mil pessoas, que também prestigiaram a encenação. De diferentes classes sociais e idades, todos dedicaram tempo para conhecer um pouco mais sobre a história dos últimos momentos de Jesus Cristo, antes da ressurreição. “A parte que eu mais gostei foi quando Jesus viveu de novo. Ele apareceu lá em cima da árvore, foi muito lindo”, expressou empolgada a pequena Ana Júlia Motta, de apenas 10 anos de idade.
A produção deste ano contou com apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da FCP- Fundação Cultural de Palmas. Presidente da FCP, Eliane Campos considerou que a encenação da Paixão de Cristo é indispensável e parabenizou a equipe realizadora. “Um espetáculo de fé. Imprescindível para fazermos nossa reforma íntima, sem dúvida. Valeu cada esforço para a realização de mais uma edição. Parabéns à equipe Art’Sacra.”
Equipe
A equipe da 13ª edição do espetáculo, que recebeu como tema “Palmas para essa Paixão”, foi formada por cerca de 300 pessoas, entre técnicos, produtores, atores e diretores. Assim como no público, a emoção de fazer o espetáculo também foi grande para o elenco. Pela primeira vez no espetáculo, a jovem atriz Ângela Anes gostou da oportunidade. “Foi a minha primeira vez na Paixão de Cristo e adorei a experiência. Ano que vem vou fazer novamente”, disse.
Na abertura do espetáculo, o elenco fez uma homenagem póstuma ao ator Gustavo Fayad, que interpretava o personagem Caifás na Paixão de Cristo da Art’Sacra, mas faleceu em setembro no ano passado, vítima de ataque cardíaco. Neste ano, o personagem foi interpretado pelo filho de Gustavo, Fayad Neto, que se emocionou e viu no espetáculo uma forma de homenagear o pai. “O sentimento é de realização. Meu pai por vários anos fez este personagem e acompanhava a produção da peça, então poder homenageá-lo ao fazer o personagem que ele fez por tanto tempo é muito gratificante”, descreve.
Diretor de elenco, o ator Hitalon Bastos lembrou que, pela falta de apoio, os próprios atores tiveram de se dedicar como equipe técnica também. “A Paixão de Cristo neste ano foi bem mais emocionante, pois superamos juntos as dificuldades. O elenco todo se uniu para superar, nós mesmos construímos o cenário com o nosso pouco recurso, trabalhamos na montagem de tudo e, no final, deu tudo certo. Acredito que conseguimos emocionar muita gente e espero que no ano que vem seja bem melhor”, avalia Hitalon.
Produção
Considerada a maior produção teatral do Tocantins e uma das maiores do País, a peça teatral reuniu cerca de 10 mil pessoas para prestigiar o evento na Praça dos Girassóis. Para o diretor-geral do espetáculo e presidente da Cia Art’Sacra, Valdeir Santa, o sucesso do espetáculo é fruto do resultado de meses de dedicação dos atores e produtores. “Levar ao palco o espetáculo da Paixão de Cristo 2015 foi uma bênção de Deus. Não posso deixar de registrar do envolvimento dos próprios atores na construção de todos os cenários, adereços, figurinos, enfim em toda produção, que foi feita por todos. Eles deram a vida, o “sangue” pela Paixão, é inexplicável como todos se envolvem. Atribuo ao amor, uma missão de Deus para nós a cada ano”, declara.
Santana destaca que a edição do próximo ano já começa a ser preparada desde já. “A Art’Sacra estará oferecendo atividades lúdicas, momentos de lazer, estudo aprofundado dos evangelhos e da História de Jesus já como preparativo para o próximo espetáculo. Nestes primeiros meses, ao menos uma vez ao mês nos encontraremos”, revela.
Social
Para a entrada, foi cobrado um quilo de alimento não perecível e a equipe conseguiu arrecadar cerca de 3,5 toneladas de alimentos, que serão distribuídos ainda neste mês para o Abrigo João XXIII em Porto Nacional, para a Fazenda da Esperança Feminina, para a creche Serra do Carmo no Taquari, creche Sementinha do Amor no Aureny I, e para famílias carentes da capital.
INFORMAÇÕES:
Site: www.artsacra.com
E-mail: ascom@artsacra.com
Telefones: (63) 3214-1033 / 8484-5422 / 8416-3893
Assessoria de Comunicação: Cinthia Abreu (8427-1805)