Confira a programação do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
Shows, feira e seminário fazem parte da programação da Fundação Cultural Palmares (FCP) para novembro, quando se comemora o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data, celebrada sempre no dia 20, lembra a importância de Zumbi dos Palmares, herói nacional e ícone da resistência negra à escravidão. A FCP também celebrará, neste ano, o centenário do dramaturgo, poeta e pintor Abdias Nascimento.
Programação completa da Fundação Cultural Palmares
Nesta quarta-feira (19/11), o Seminário Roda de Capoeira Palmares leva a Maceió (AL) e União dos Palmares (AL) representantes dessa atividade, que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. O evento também visa debater a promoção e preservação da roda e dos mestres tradicionais de capoeira de Alagoas. Está previsto também debate sobre a regulamentação do profissional da capoeira e os caminhos para a conquista de direitos e proteção dos fundamentos essenciais dessa manifestação cultural.
Já na quinta-feira (20/11), o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra dará início a três noites de shows locais e nacionais em União dos Palmares (AL). As apresentações ocorrerão no Palco Abdias, que homenageia o dramaturgo, poeta e artista plástico Abdias Nascimento por seu centenário.
Situado no centro do Quilombo do Muquém, o palco receberá como principais atrações o bloco afro Olodum, da Bahia; a banda Vibrações, com os convidados George/ N’Zambi (PE), Serginho/Adão Negro (BA), Boby CH (AL) e Robson Lira/Ato Libertário (SE); além do grupo Fundo de Quintal, do Rio de Janeiro. Também animarão o evento mais 13 grupos e artistas. O Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-brasileira da FCP, responsável pela agenda de shows, privilegiou artistas que fossem, na maioria, de Maceió e União dos Palmares.
Além disso, a programação em Alagoas incluiu seminário de fomento à cultura afro-brasileira e saúde da população negra; uma feira do livro; apresentações culturais diversas; oficina de percussão com Nana Vasconcelos, entre outros eventos.
Palco Abdias
O Palco Abdias, na Serra da Barriga, é uma referência a um artista símbolo de luta pelos direitos da população negra brasileira. Além de ter se destacado nas artes, Abdias Nascimento teve uma trajetória marcada pelo ativismo e conquistas na defesa e na inclusão dos direitos dos afrodescendentes, principalmente por meio de políticas públicas.
A Serra da Barriga é considerada santuário ancestral. Foi onde se depositaram as cinzas de Abdias Nascimento, seis meses após sua morte, em maio de 2011. A proposta é que todos os que subam ao palco durante as celebrações pelo Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, façam isso em homenagem a ele.
(Fonte: Assessoria de comunicação
Ministério da Cultura
Com informações da Fundação Cultural Palmares)