Close

8 de julho de 2014

Palco Giratório traz oficinas gratuitas a Palmas

Durante a Mostra Cultural do Sesc Tocantins – Aldeia Jiquitaia, que será realizada entre os dias 22 a 30 de julho, o projeto nacional Palco Giratório trará a Palmas três oficinas gratuitas para o público interessado em artes cênicas. As inscrições devem ser feitas pela internet até o dia 13 de julho. As vagas são limitadas.

As oficinas do Palco Giratório são uma extensão dos espetáculos, em que a plateia ganha espaço para atuar. Em 2014, o projeto ofertará 30 oficinas em todo o Brasil, com os mais variados temas e que favorecem o debate sobre as formas de se fazer teatro.

Confira, abaixo, o cronograma de oficinas:

Nome: GESTÃO PARA AUTONOMIA E PRODUÇÃO CULTURAL
Data: 24 e 25 de julho, das 14h às 18h
Ministrante: Flávia Berton – Grupo Anônimo de Teatro (RJ)
O principal objetivo da oficina é oferecer ferramentas para que os artistas e grupos criem uma maneira eficaz de gerir (produzir e distribuir) seus trabalhos numa perspectiva coletiva, autônoma e solidária, sempre a partir de suas próprias referências. Gestão compartilhada, sustentabilidade e economia solidária, são conceitos utilizados para apoiar a metodologia da oficina que instiga cada grupo, a partir de sua missão, a pensar em elementos que contribuam para a organização interna, para a representatividade jurídica e para o planejamento estratégico.
Público-alvo: estudantes de artes, artistas, produtores culturais.
Local: Sala do pré-vestibular do Sesc Palmas
Inscrições: Solicite a ficha de inscrição através do e-mail: teatrosescpalmas@sescto.com.br

Nome: O NÃO ATOR, PESSOAS SEM EXPERIÊNCIA COM O TEATRO
Data: 22 e 23 de julho, das 14h às 18h
Ministrante: Grupo Teatro NU (BA)
O objetivo dessa oficina é despertar no indivíduo a criatividade e a expressão. Quem se expressa edifica um grande legado de liberdade, e é por meio do lúdico que essa possibilidade é construída. O cidadão comum é capaz de vivenciar essa experiência, basta estar em sintonia com o seu tempo e ser porta-voz da sua época. O teatro é um instrumento poderosíssimo para essa conquista.
Público-alvo: Não atores e estudantes
Local: Sala do pré-vestibular do Sesc Palmas
Inscrições: Solicite a ficha de inscrição através do e-mail: teatrosescpalmas@sescto.com.br

Nome: OFICINA PREPARATÓRIA PARA A REALIZAÇÃO DA INTERVENÇÃO URBANA “CEGOS”
Datas: Parte 01: Oficina teórica e prática – Dias 28 e 29/07, das 14h às 18h
Parte 02: Preparação para a apresentação da intervenção – Dia 30/07, das 14h às 17h.
Ministrante: Grupo Desvio Coletivo (SP)
Na primeira parte da oficina ocorre a análise e o debate de material fotográfico e videográfico sobre algumas das principais referências da intervenção urbana artística e suas relações com o teatro, a dança, a performance e as artes visuais, enfocando trabalhos em espaços originalmente não dedicados à fruição artística (site specific performance), incluindo experiências no fluxo das ruas. Na segunda parte, os participantes vivenciam ações performativas centradas no conceito de coralidade, tendo diferentes espaços como ponto de partida de criação. Ao final da oficina realiza-se a intervenção urbana “Cegos” colocando os cinquenta participantes da oficina juntamente com toda a equipe do Desvio Coletivo para atuar na rua. Desta maneira pode-se compartilhar com a comunidade os experimentos de criação e aprendizagem da performance.
Público-alvo: Atores, dançarinos, artistas plásticos, performers, estudantes de artes em geral, e pessoas da comunidade interessadas em aprender e vivenciar intervenção urbana.
Local: Sala do pré-vestibular do Sesc Palmas
Inscrições: Solicite a ficha de inscrição através do e-mail: teatrosescpalmas@sescto.com.br

 

 

(Fonte: Ana Caroline Ribeiro, Assessoria de Imprensa do Sesc TO)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *