Grupo Os Tawera se apresenta hoje, em Taquaruçu, com o espetáculo O que é o amor?
O teatro de bonecos, fantoches ou mamulengos (como são mais conhecidos no nordeste brasileiro) se relacionam com o imaginário e com o lúdico há centenas de anos. Desde a antiga China e Índia, a ilha de Java, na antiga Grécia, os bonecos não só tinham importância cultural, mas moral, segundo a crença, os bonecos gigantes transmitem mensagens, valores e alegria.
No Tocantins, um dos principais precursores desta tradição é o grupo Os Tawera, do ponto de cultural Aldeia TabokaGrande. Coordenado pelo artista Wertemberg Nunes o grupo realiza uma série de programações, como desfile de bonecos no Carnaval em Taquaruçu, oficinas de máscaras, queima de tambores e apresentações teatrais.
Hoje, na praça Joquim Maracaípe, em Taquaruçu, às 18 horas, Os Tawera apresentam o espetáculo O que é o amor?, fruto do projeto Expedição TakocaGrande, patrocinado do edital do Fundo Estadual de Cultura 2011.
Na peça, segundo Wertemberg, o boneco Gigante Amarelo se casa com uma mulher que, envergonhada, não aparece. Ele bem que tenta convencê-la, mas não consegue. O tempo passa e Gigante Amarelo vive os desencontros, as primeiras brigas, o ciúmes e acaba se separando. Então, questiona a plateia o O que é o Amor?. Neste momento, a plateia é convidada a participar da peça dando sugestões e definindo junto com o Gigante Amarelo a resposta sobre “o que é o amor”.
Circulação
O espetáculo está em circulação desde o início de dezembro e já passou por cerca de 20 cidades entre o Tocantins e Goiás, sendo que a temporada em Palmas encerra a expedição. Embora a circulação do espetáculo se encerre, hoje, o grupo Os Tawera se comprometeu com algumas comunidades a retornar com outros espetáculos. “Fomos a várias cidades e onde tivemos receptividade calorosa e a comunidade manifestou interesse nos comprometemos em voltar, em outras realizamos oficinas de manipulação de bonecos”, comenta.
Projeto
Wertemberg conta que preparou uma programação especial com oficina, apresentação teatral e um ritual de agradecimento. No sábado haverá a oficina Teatro de rua e animação de objeto com o ator Walter Cedro, que também é diretor de teatro de rua, músico, pesquisador de teatro de bonecos, coordenador do grupo de teatro Mamulengos sem fronteiras (Brasília, DF) e conselheiro de arte cênica da Comissão Nacional de Incentivo a cultura (CNIC). “A oficina acontece no periodo da tarde de 14 as 18 horas, na Aldeia Takoca Grande e é aberta para toda comunidade, gratuitamente, basta vir e fazer a inscrição. Além disso, haverá no domingo uma exposição dos bonecos gigantes e faremos um ritual de agradecimento e também distribuiremos amuletos para os participantes para que não falte alimento em seu lar”, adianta.
serviço
O quê – Espetáculo O que é o amor
Quando – Hoje
Onde – Praça Maracaípe, em Taquaruçu
Horário – Às 18 horas
Entrada franca
Mais informações – 8413 -7175
(Fonte: Carol dos Anjos, JTO)