Close

25 de julho de 2012

Cores e paisagens em telas


Artista plástico Marcos Dutra abre a exposição Entre Serras e Lagos

O hall de entrada do Centro de Atividades do Sesc Palmas recebe novos ares, desde ontem, quando foi aberta a exposição Entre Serras e Lagos. De acordo com o responsável pela exposição, o artista plástico Marcos Dutra, o projeto retrata um pouco da paisagem da capital tocantinense, de forma diferenciada. “A exposição traz a impressão das cores e os elementos que compõem a paisagem palmense, prevalecendo cores como o marrom”, conta ele, ao falar de mais um trabalho onde utiliza como matéria-prima elementos não-convencionais como a terra, o açafrão, o urucum, jenipapo e até a borra de café. “Não existe a desculpa que não dá pra realizar o trabalho porque não tem tinta. Gosto muito de usar a terra no meu trabalho, é uma técnica milenar, bastante utilizada fora do Brasil, mas inédita aqui no Tocantins”, relata.

LUGARES

Apesar de retratar Palmas em seus sete painéis disponíveis na exposição, Marcos acrescenta que a relação com a Capital vem, principalmente, da utilização desta matéria-prima. “A terra que eu uso, por exemplo, busco em pontos da cidade como a Avenida JK, quadras residenciais e o entorno do lago, matériais que eu busco entre a serra e o lago, por isso o título da exposição”, descreve.
A exposição segue disponível no hall de entrada do Centro de Atividades do Sesc em Palmas até o dia 24 de agosto. A galeria está aberta de 10 às 22 horas, de segunda a sexta-feira.

Perfil

Marcos Dutra é tocantinense da cidade de Pequizeiro, iniciou em 1992 o gosto pelas artes plásticas. Autodidata, mas com inúmeros cursos, oficinas e participação em seminário e workshop, ele se dedica aos estudos da cultura regional e ao material existente no cerrado tocantinense. No início da sua carreira desenvolveu várias telas com matéria-prima regional como o capim dourado do Jalapão e sementes do cerrado, muito utilizados na arte indígena. Este trabalho lhe proporcionou várias exposições. Atualmente, Dutra se dedica à arte contemporânea, com preferência pelo abstrato e por instalações artísticas.

Serviço

O quê – Exposição Entre a serra e o lago de Marcos Dutra
Quando – Até 24 de agosto
Onde – Hall de entrada do Centro de Atividades do Sesc, em Palmas
Entrada franca

 

 

(Fonte: Cinthia Abreu/JTO)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *