Close

24 de julho de 2012

Ordem do Mérito Cultural 2012

Propostas de indicações à condecoração já podem ser feitas via online e pelos Correios

Brasília – Pessoas de todo o país já podem enviar ao Ministério da Cultura (MinC) via online e pelos Correios suas propostas de indicações de personalidades à Ordem do Mérito Cultural (OMC) edição 2012.

Os motivos da indicação devem ser relatados num dos campos do formulário.

A edição deste ano da OMC homenageia o compositor popular brasileiro e instrumentista Luiz Gonzaga (1912-1989), conhecido como o ‘Rei do Baião’.

Avaliações

Todas as indicações serão avaliadas pela Comissão Técnica, composta por gestores das secretarias do MinC e pelos presidentes das entidades vinculadas ao Ministério da Cultura.

A comissão emitirá parecer conclusivo antes de encaminhá-lo à consideração do Conselho da Ordem do Mérito Cultural.

Integram o Conselho da OMC a ministra de Estado da Cultura, que o preside na qualidade de chanceler, os ministros de Estado das Relações Exteriores, da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A homenagem, criada pelo MinC em 1995, é feita anualmente em comemoração ao Dia Nacional da Cultura – 5 de novembro. A finalidade é premiar personalidades, órgãos e entidades, grupos e iniciativas que se distinguiram por suas relevantes contribuições prestadas à cultura brasileira.

Desde a criação da homenagem, já foram condecoradas mais de 500 personalidades nacionais e estrangeiras de sessenta instituições, públicas e privadas.

As indicações poderão ser feitas online, por meio do portal do Ministério da Cultura, ou pelos Correios. Nesse caso, o formulário deverá ser impresso e  encaminhado para o seguinte endereço:

Ordem do Mérito Cultural 2012

Ministério da Cultura
Assessoria de Comunicação Social
Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 4º andar
CEP 70068-900 Brasília – Distrito Federal

Faça o download do formulário

Acesse o formulário online

 

Mais informações:

Ascom/MinC – com Thiago Andrade (61) 2024-2406; e Demerval Costa (61) 2024-2480

 

 

(Fonte: Ascom/MinC – Fotos: Retiradas do livro O Rei do Baião, de Bené Fonteles)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *