Palestra com Filipe Porto abre programação do Encontro de Performance do SESC Tocantins
Acontece neste sábado, 30, a primeira edição do Encontro de Performance do SESC Tocantins. O evento reúne performers do estado e conta com a participação de convidados de outras regiões brasileiras. A programação será aberta com a palestra “O que não é performance” do artista visual, performer e pesquisador, Filipe Porto, a partir das 9h.
De acordo com Porto, a arte performática está em ascensão e não se prende a conceitos. “A sensibilização a essa expressão artística causa, no grande público, uma série de questionamentos sobre os rumos da arte. Essa palestra, que prefiro que seja chamada de debate, tem o intuito de mostrar o porquê da arte ter chegado nesse momento, através da performance que, ao meu ver, é o melhor exemplo do caminho percorrido pela arte vanguardista”, explica.
O performer apresenta sua palestra como contrapartida ao apoio do Prêmio Kathie Tejeda, de Apoio à Produção de Artes Visuais da Secretaria de Estado da Cultura do Tocantins e da Fundação Cultural do Estado do Tocantins, no qual seu projeto “A ‘Beleza’ Exterior” foi contemplado, já tendo sido apresentado em Araguaína e com apresentações previstas também para Palmas.
Convergência 2012
O evento conta ainda com uma oficina da performer paulista Luísa Nóbrega e a Mostra de Performance Art. Toda a programação é gratuita e acontece no Centro de Atividades do SESC em Palmas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 3212-9922 ou através do site www.sescto.com.br.
(Fonte: Realejo Produções)