A III Conferência Nacional de Cultura foi concluída no último domingo, 1°, em Brasília. O encontro que norteia as novas diretrizes a serem aplicadas pelo Ministério da Cultura (MinC), contou com a participação de técnicos da Fundação Cultural de Palmas (FCP). A instituição apresentou ao público presente na conferência um pouco da cultura de Palmas e do Tocantins, através do artesanato, obras de arte, publicações, periódicos e vídeos expostos no stand da FCP, além de participar ativamente das discussões propostas no evento.


Ao todo, 1.745 pessoas participaram da conferência, sendo 953 delegados dos 26 estados e do Distrito Federal. Com direito a voto, os delegados elegeram 64 diretrizes para os próximos anos, destas, por votação eletrônica, 20 foram destacadas como prioridade.


"Na conferência os microfones estiveram abertos para os mais diversos apelos, para a manifestação de todos. Garantimos a maior e mais representativa mobilização democrática que o setor de políticas culturais já viu no Brasil", declarou o secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Américo Córdula.


O chefe de Assessoria Técnica e Planejamento da FCP, Hananias Vieira, participou ativamente dos debates e painéis discutidos na III CNC. Representando o estado do Tocantins como um dos Delegados da Conferência, Hananias salienta o que viu de mais importante, principalmente no que tange às políticas culturais para a região norte do Brasil: “Não só o Tocantins, mas toda a região norte esteve muito bem representada na conferência. Além de garantirmos a manutenção de políticas públicas para a região norte, conseguimos reafirmar a deliberação do custo amazônico dentro dos programas, projetos e ações e editais do MinC”, completa Vieira.


Outro destaque das votações da III CNC é o pedido de aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 150, que trata da inclusão nos planos orçamentários da União, estados, DF e municípios de programas para desapropriação de imóveis ociosos para que sejam aproveitados como equipamentos culturais.


Confira no link abaixo as 64 diretrizes e os 20 destaques na página da III CNC:http://www.cultura.gov.br/documents/10907/945028/Propostas+aprovadas+na+III+CNC/d4021391-7293-4005-bb6c-043bfd79ead6


 

 

 

 

(Fonte: FCP / Alan Russel)

Parceiros

Assinar Newsletter



Receber em HTML?

Últimas do twitter

 
 
Art'Sacra © Copyright 2014 Todos os direitos Reservados       Desenvolvido por: