Close

3 de março de 2023

Com expectativa de público de cerca de 6 mil pessoas, Paixão de Cristo 2023 será realizada na Praça dos Girassóis

A 19ª edição do espetáculo teatral Paixão de Cristo, realizado pela Cia Art’Sacra de Teatro, já tem dia, horário e local confirmados. O evento, que é considerado o maior espetáculo artístico a céu aberto do Tocantins, acontecerá no dia 7 de abril de 2023, às 20 horas, com entrada franca.

O espetáculo neste ano contará com apoio do Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual de Cultura. A expectativa é de que cerca de 6 mil pessoas prestigiem a apresentação cultural que deve contar com a participação de cerca de 300 voluntários, dentre elenco, figurantes, equipe técnica e de apoio. O mapa da estrutura do evento traz espaço para cadeiras, arquibancadas e ainda telão. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela acadêmica de Arquitetura Yasmim Pontes.

O diretor-geral do espetáculo, o ator Valdeir Santana, afirma que a locação é excelente para dar oportunidade de participação para toda a população de Palmas, além ser um espaço adequado para a organização cenográfica. “A Praça dos Girassóis já tem uma imponência e beleza que muito contribui com a cenografia da Paixão de Cristo e, além disso, é um local muito central e que facilita o deslocamento do público de todas as regiões, com fácil acesso ao transporte público e estacionamentos”, comemora Valdeir Santana.

Ainda de acordo com o diretor do espetáculo, a realização do evento na Praça dos Girassóis celebra com magnitude o retorno da apresentação presencial, após três anos. “Nos anos de 2022 e 2021, em virtude da pandemia, tivemos de realizar o evento no Teatro com transmissão online. Já em 2020, estávamos com tudo pronto e tivemos de cancelar o espetáculo por conta da propagação da covid-19. Então, essa apresentação tem um significado muito importante de vida, de retomada de encontro com o nosso público”, comemora o artista, acrescentando ainda que a última apresentação da Paixão de Cristo presencial para número ilimitado de pessoas aconteceu no ano de 2019, quando cerca de 3 mil pessoas prestigiaram o evento.

Reconhecimento

O espetáculo da Paixão de Cristo realizado pela Art´Sacra Cia. de Teatro foi instituído no calendário de eventos oficiais do município de Palmas, Lei 2.287, de 10 de janeiro de 2017. Em maio de 2010, a Fundação Cultural do Estado do Tocantins concedeu ao espetáculo teatral sacro da Paixão de Cristo, evento Cultural do Estado, pelos seus trabalhos realizados na área de teatro e formação. Tal reconhecimento ressalta a sua importância na sociedade como uma entidade que fomenta a cultura sacra e popular e colabora desta forma com a formação cultural do Estado do Tocantins.

História

A Companhia foi fundada em 16 de maio de 2005 por um grupo de jovens apaixonados pelo teatro e que sempre atuavam nas apresentações sacras onde dramatizavam passagens dos Evangelhos e outras temáticas para reflexões litúrgicas e formações socioeducativas na Paróquia Dom Orione, em Palmas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *