Close

8 de novembro de 2018

Concerto de Gala do Coral Municipal de Palmas encerra o 4ª Clássica 2018 no dia 14 de Novembro

O Concerto de Gala do Coral Municipal de Palmas, sob a regência da Maestrina Renate Stephanes, será o próximo espetáculo da 4ª Clássica, dia 14 de novembro, às 20 horas, no Theatro Fernanda Montenegro. Encerrando as atividades do ano, o Coral Municipal de Palmas apresenta toda a elegância musical no âmbito do canto coral com um repertório eclético e sofisticado, do erudito ao popular, do nacional ao estrangeiro.

Entre os destaques que serão apresentados no Concerto de Gala, está a belíssima Ave Maria de 1918 de Heitor Villa-Lobos para coro a cappella, Livro Encantado, de Markinhos Rocha, música que foi trilha sonora do filme tocantinense, Menina Bonita de Trança, ganhador de melhor trailer no 46° Festival de Gramado deste ano e que foi especialmente arranjada para coro pela maestrina Renate e o gran finale da noite com a performance de um trecho da ópera La Traviata de Giuseppe Verdi com as participações especiais da soprano lírica Helena Zica e do tenor lírico João Jordy recém chegado do Rio de Janeiro, belíssima voz, que agora fará parte do cenário musical tocantinense.

“Colocar um trecho de ópera no concerto do coral tem como objetivo mostrar a beleza, fomentar e incentivar a produção musical erudita, principalmente na área do canto lírico e também para incentivar o público a ter a curiosidade em assistir uma ópera. Lembrando que a partir de novembro, o Cine Cultura estará exibindo grandes óperas dentro do projeto Ópera na Tela”, ressalta a Maestrina.

Serviço

4ª Clássica – Concerto de Gala do Coral Municipal

Quando: Dia 14 de Novembro, às 19h no Theatro Fernanda Montenegro;

Ingressos: R$ 10 inteira e R$ 5 meia – disponível na Loja da Fundação Cultural no Capim Dourado Shopping.

Programação

  1. XANGÔ – anônimo – gênero de macumba de época passada Ambientado por H. Villa-Lobos
  2. AVE MARIA (1918) – Heitor Villa-Lobos
  3. PAI NOSSO SERTANEJO – Nabor Nunes
  4. ROSA AMARELA – recolhida – música do folclore brasileiro arranjo: Heitor Villa-Lobos
  5. LIVRO ENCANTADO – Markinhos Rocha; arr. Renate Stephanes participação especial Markinhos Rocha (violão)
  6. POR UNA CABEZA – Alfredo le Pera / Carlos Gardel; arr. Renate Stephanes
  7. PRELÚDIO PARA NINAR GENTE GRANDE – Luiz Vieira; arr. Eliseu Narciso;
  8. MANDULINATA A NAPULE – E. Murolo / E. Tagliaferri; Arr. Renate Stephanes;
  9. LIBIAMO NE’ LIETI CALICI – Giuseppi Verdi-  Trecho da ópera “La Traviata”. Participação especial : João Jordy (tenor lírico)   Helena Zica (soprano lírico)

Coral Municipal de Palmas  

Fundado em 1993, o Coral Municipal de Palmas é um projeto do Programa Centro de Ensino e Treinamento Artístico desenvolvido pela Prefeitura Municipal por meio da Fundação Cultural de Palmas. Atualmente com 40 coralistas, tem como principal objetivo a divulgação da música popular, folclórica e regional brasileiras através de arranjos específicos para coro a cappella mantendo sempre excelência e qualidade na performance vocal e interpretativa. Está sob a regência da Maestrina Renate Stephanes desde agosto de 2015 com o apoio da preparadora vocal Helena Zica e da pianista Aline Martins.

Renate Stephanes, é Bacharel em Regência pela Unicamp e Mestre em Performance Musical (Regência) pela UFG. Como regente de coro, atuou em vários estados (SP, GO, DF e AL), sendo responsável pela formação de corais dentro do Estado de São Paulo com os corais da Unilever e em Goiás com o Coral Universitário UFG. Fez parte da Comissão Organizadora do Congresso Livre de Regência Coral, sendo membro sócia fundadora da Nova Associação Brasileira de Regentes de Coros (NABRC). É representante dos regentes da região Norte do Brasil. Pesquisadora de música brasileira e arranjadora, é Professora do curso de Regência pelo Ceta e do Curso de Licenciatura em Música do Centro Universidade Claretiano (polo Palmas), Regente do Coral Municipal de Palmas e do Coral Encanto do Tribunal Regional Eleitora (TRE-TO).

Aline Martins, professora de piano do Centro de Treinamento Artísitico da FCP, é Bacharel em música/piano pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). É Professora de piano pela FCP. Tem se apresentado como pianista solista e também junto a coros e outros conjuntos, abrangendo música de concerto e música popular.

Helena Zica, soprano lírico, professora de canto do Ceta, é Bacharel em canto pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Especialista em Música Brasileira do Século XX pela mesma instituição. Integrante do Grupo Palmas-Música desde sua criação, participou dos projetos como o “Concertos em Pauta”; lançamento do portal virtual Sesc Partituras, Sesc Amazônia das Artes e gravação dos CDs dos compositores Heitor Oliveira e Leonardo Luigi Perotto.

João Jordy, tenor lírico, carioca, iniciou-se na música em 2002 na Escola de Música Villa-Lobos do Estado do Rio de Janeiro, onde se formou em violão clássico, complementando seus estudos em Música Antiga no Centro de Estudos e Iniciação Musical, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Desde 2006 envolveu-se com o canto coral, tendo ingressado nos principais coros do Rio de Janeiro, como a Associação de Canto Coral, a Companhia Bachiana Brasileira e o Coro Sinfônico do Rio de Janeiro. A partir de 2011 começa uma nova fase, em canto solo com ênfase no repertório operístico

 

 

 

(Fonte: FCP, Samara Martins)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *