Close

30 de outubro de 2018

Espaço Cultural José Gomes Sobrinho recebe o Sonora – Festival Internacional de Compositoras na sexta-feira, 02

Pela primeira vez, Palmas recebe o Sonora – Festival Internacional de Compositoras que acontece nos dias 31 de outubro, 2 e 3 de novembro. São três dias de programação gratuita só com trabalhos de mulheres que foram selecionadas via edital público. Compositoras do Tocantins e da região Norte e quatro oficinas. Além das selecionadas, o festival conta com uma artista convidada do Rio de Janeiro e com um minicurso de noções básicas de áudio. O evento tem apoio da Fundação Cultural de Palmas.

A programação inicia no dia 31 de outubro na Universidade Federal do Tocantins (UFT) com as quatro oficinas selecionadas. As oficinas acontecerão durante o dia e a pessoa interessada pode participar se inscrevendo nesse link aqui. As oficinas ocorrerão nos horários: 9 horas, de Mandala Lunar e Bordado Artístico; às 14 horas, de Escrita Criativa e às 16 horas, de Dança do Ventre.

No dia 02 de novembro será na grande praça do Espaço Cultural de Palmas, a partir das 17 horas com a apresentação de 13 compositoras de diferentes estilos. Uma ótima oportunidade de conhecer as criações musicais das mulheres do Tocantins assim como de outros estados. A programação será totalmente gratuita, com pocket shows e feira livre.

No dia 03 de novembro, o Cuíca, auditório da UFT, recebe o minicurso de Noções Básicas em Áudio com a técnica de Anápolis-GO Kênia Feitosa. O Curso será das 13 às 19h e será direcionado para as compositoras que foram selecionadas para o evento, porém será liberado vagas limitadas para o público que comparecer no dia.

O Festival

O Sonora nasceu em 2016 visando a criação de um lugar tanto da divulgação e exposição das potencialidades individuais das mulheres na música como também um espaço de reflexão coletiva, que promove o encontro de mulheres ativas na indústria da música e artistas de várias vertentes e gêneros musicais. Teve origem na hashtag #mulherescriando, que foi uma iniciativa da musicista Deh Mussulini de Belo Horizonte-MG para romper com o imaginário de que existem poucas compositoras mulheres que criam na música.

Com a grande repercussão, algumas compositoras espalhadas pelo Brasil conversaram sobre a ideia de fazer um festival, hoje intitulado de Sonora. A partir daí, outras mulheres foram entrando e agregando ideias e iniciativas. Hoje o Sonora é uma grande rede de mulheres compositoras e produtoras culturais ativistas espalhadas pelo mundo. Em 2016 esteve em seis países e 21 cidades, em 2017 alcançou 15 países e 62 cidades e agora, na sua terceira edição o Sonora chega em 16 países e 74 cidades, se tornando o maior festival de mulheres do mundo.

O Sonora é, portanto, um evento independente realizado por uma rede de produtoras e compositoras ativistas que acreditam no poder de transformação da arte e cultura. E, em Palmas, não possui nenhum apoio financeiro, por isso, foi lançada uma vaquinha para remunerar os gatos com produção que serão posteriormente divulgados nas redes do evento, Facebook: /sonorapalmas e Instagram: @sonorapalmas.

Quem desejar apoiar a realização do evento é só depositar o valor possível na conta abaixo: AG: 1886-4, Poupança: 43.235-0, Variação: 51

Banco do Brasil, Lorena B T Sousa, CPF: 008.271.041 46

Serviço

O que: Sonora Festival Internacional de Compositoras Palmas

Quando: 02 de novembro

Horário: a partir das 17h

Onde: Espaço Cultural de Palmas

Entrada: gratuita

Lineu up (de cima pra baixo):

Laila Cavalcante

Jaqueei

Mãeria

Fernanda Texeira – RO

Gil Doliath

Patrícia Oliveira

Raia

Lua Bogo

Ellen Poesia – AM

Barbarella

Brenda Zeni – AP

Luiza Boê – RJ

 

(Fonte: FCP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *