Close

6 de junho de 2014

Brasília recebe mais de mil obras de arte

As artes plásticas brasileiras estão num momento de grande expansão, tanto no Brasil como no exterior. É nesse clima que a SP-Arte/2014 Brasília abre suas portas para o público, nesta sexta-feira, dia 6. Depois de sua edição em São Paulo, a mostra chega ao Distrito Federal, com entrada franca.

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, visitou nesta quinta (05), a SP-Arte/2014 Brasília e percorreu a feira acompanhada de Fernanda Feitosa, diretora do evento. Segundo ela, a feira traz a Brasília artistas expressivos que encantam os olhos e a alma.

“Grande parte da inteligência brasileira está aqui representada, desde um Pancetti até uma Beatriz Milhazes”, disse a ministra, que conversou com todos os galeristas presentes.

Ao todo, são 35 galerias na exposição. A feira é uma oportunidade para quem quer comprar obras de arte e conhecer o que está sendo feito no país nos últimos 30 anos.

Estão expostas mais de mil peças que podem ser vistas pelo público. Entre os artistas presentes estão nomes importantes como Cândido Portinari, Iberê Camargo, Alfredo Volpi, Aldo Bonadei, Cícero Dias, Maria Leontina, Os Gêmeos, Hélio Oiticica, Tunga, Vik Muniz, e Lygia Clark.

A abertura da mostra atraiu um público jovem e interessado em artes. “A arte abre um novo espectro para o país, que é o da economia criativa”, afirmou o estudante Clauder Diniz. Ele conversou com a ministra e a cumprimentou pela proposta do “Cultura sem fronteiras”, que prevê bolsas de estudo no exterior para brasileiros em áreas ligadas à Economia Criativa.

Portinari

Jangada e Carcaça, de Portinati. (Foto: Elisabete Alves)

A tela “Jangada e Carcaça”, representada na SP – Arte/2014 Brasília pela Galeria de Arte Almeida e Dale, fez parte da exposição “Portinari of Brazil” realizada no MoMa, de Nova York, em 1940. A revista americana “The Art News”, fez na época um grande artigo em que afirma: “Candido Portinari, festejado artista brasileiro, é submetido à prova de fogo de uma exposição individual no Museu de Arte Moderna (…)”.

Serviço

Aberta ao público, de 6 a 8 de junho, das 14h às 22h. Sexta-feira e sábado, 14h-21h
Domingo, 14h-20h
Entrada franca. Classificação indicativa livre. Mostra no shopping Iguatemi (SHIN CA 4 – Lago Norte)

Mais fotos aqui.

Mais informações: http://www.sp-arte.com/brasília

 

 

(Fonte: Texto: Ana Saggese – Ascom / MInC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *