Close

9 de maio de 2012

Cultura na Copa de 2014

Representantes das 12 cidades-sede participam da oficina

Grupo gestor participa, em Brasília, de oficina de planejamento das ações a serem desenvolvidas

Para a bola rolar nos campos dos estádios brasileiros na Copa do Mundo de Futebol, em 2014, e na Copa das Confederações, em 2013, ainda falta tempo. Para as estratégias da cultura nacional para este período, no entanto, a bola já está em jogo e nesta terça-feira, 8 de maio, teve inicio a oficina de planejamento do grupo gestor da Cultura na Copa, realizada pelo Ministério da Cultura (MinC) com a participação de representantes das 12 cidades-sede.

Na abertura do encontro, em Brasília, o secretário-executivo do MinC, Vitor Ortiz, chamou a atenção para o que vem sendo noticiado na mídia a respeito da Copa do Mundo de Futebol no Brasil. Ele citou as preocupações com infraestrutura de transporte, aeroportos e hospedagem e questionou a falta de interesse no que se refere à imagem do país em termos da Cultura e características do povo brasileiro.

“Vamos jogar de uma forma objetiva, direta e arrojada para que possamos garantir a oportunidade que esse momento vai oferecer para abrir espaço para a expressão mais genuína da diversidade cultural brasileira. Essa é uma missão junto aos governos estaduais e municipais para que a área cultural esteja atuante neste momento importante da vida brasileira”, declarou Vitor Ortiz.

Qualificação Cultural

Na tarde desta terça-feira, os representantes das 12 cidades-sede apresentaram seus relatórios, expondo quais os cursos de qualificação serão oferecidos no período que antecederá a Copa das Confederações, em 2013, e o Mundial, em 2014. “Esses cursos são de caráter profissionalizante e contribuirão também para a formação do legado cultural da copa, pois os campeonatos passarão, mas os profissionais continuarão a desempenhar suas funções. Como esses cursos são ligados à área cultural, estamos também fomentando a cultura”, disse Morgana Eneile.

Caminhos a seguir

Para organizar as ações e diretrizes que mostrarão ao mundo a cultura nacional, o Ministério da Cultura constituiu uma estratégia de compartilhamento das decisões em conjunto com os órgãos municipais e estaduais de Cultura, bem como com os órgãos executivos da Copa criados nas cidades-sede.

De acordo com a assessora especial e coordenadora do GT Copa MinC, Morgana Eneile, o encontro pode ser considerado o pontapé para a organização dos trabalhos. “Essa é uma primeira reunião que acontece a partir de uma demanda que veio desses organismos parceiros de que a gente formalizasse um espaço de discussão, desenvolvimento e articulação”.

Durante os dois dias de realização da oficina (terça e quarta-feira), serão discutidos o formato do grupo gestor, suas funções, como será a agenda e as ações que já estão ocorrendo e que dependem de decisão e validação dessa comitiva para que sejam executadas.

Parte dos recursos para a realização dos cursos são provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), desse modo, os cursos e as vagas apresentados e validados durante o encontro serão apresentados na próxima audiência pública do FAT que os avaliarão. Após a aprovação na audiência pública, os convênios com os governos estaduais e/ou municipais poderão ser celebrados. “É importante podermos debater essa questão na tarde de hoje e esgotá-la, pois consolidaremos as propostas dos estados e apresentaremos ao Ministério do Trabalho na quinta-feira, 10 de maio, e a partir daí a audiência poderá ser convocada, precisamos ser céleres nesse processo”, afirmou a coordenadora de Difusão Cultural da Funarte, Débora Aquino.

Os cursos serão direcionados a várias áreas de atuação, como auxiliar de museu, auxiliar de bilheteiro, desenvolvimento de games, diretor de arte, produtor cultural, produtor de som, fotografia, dublagem, legendagem, operador de áudio, dentre outros. Cada curso terá carga horária total de 200 horas e terá uma parte reservada a conhecimentos básicos em empreendedorismo cultural, na qual serão apresentadas noções de sustentabilidade, diversidade cultural, inovação e conhecimento básico sobre projetos culturais.

 

 

 

 

(Fonte: Lara Aliano e Marcos Agostinho, Ascom/MinC)
(Fotos: Bruno Spada, Ascom/MinC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *