Close

10 de outubro de 2011

SESC realiza 4ª edição de mostra voltada a cultura tocantinense

Aldeia Jiquitaia começa no dia 29 de outubro e segue até o dia 1 de novembro no Centro de Atividades do SESC em Palmas

Com uma programação repleta de atrações artísticas, shows, performances, exibições de filmes e espetáculos teatrais, a 4ª Mostra de Cultura do SESC Tocantins – Aldeia Jiquitaia acontece no final desse mês, nos dias 29 e 1 de novembro, no Centro de Atividades do SESC. A mostra tem como objetivo reunir e expor a cultura tocantinense de forma gratuita e com fácil acesso.

Segundo a coordenadora de Cultura do SESC, Ana Friedland, o projeto já vem sendo desenvolvido há quatro anos, mas este ano uma das novidade é o novo nome que faz menção a dança típica da região central do Tocantins. “No ano passado, ocorreu a consolidação do projeto como atividade sistemática do SESC/TO e como evento multicultural de referência para a cidade de Palmas e para o Estado do Tocantins. Para isso, esse ano, além do nome que foi mudado, a programação também está mais rica e  mais elaborada. Jiquitaia é o nome de uma formiga pequena e vermelha que deu origem a um passo da Sússia – dança regional tocantinense¸ que tem movimentos frenéticos da retirada desta formiga do corpo. A escolha se deu em uma forma de valorizar ainda mais a cultura tocantinense”, ressaltou.

 

DIA 30 DE OUTUBRO às 20 horas
PALCO GIRATÓRIO
QUIPROCÓ
GRUPO TEATRAL MOITARÁ (RJ)

Quiprocó é um espetáculo lúdico, que se alimenta do universo cultural brasileiro para a criação de “tipos” genuínos, com seus sonhos, crenças e costumes, fazendo alguns paralelos entre os arquétipos e o gênero da Commedia Dell´Arte.

Num encontro oportunista, três “personagens-tipos” – cada um na sua rotina – tentam saciar seus desejos, utilizando artimanhas de sobrevivência e, num jogo divertido de qüiproquós, são deflagrados conflitos dos sentimentos humanos.

Duração: 50 minutos
Classificação etária: Livre
Gênero: Comédia
Local: Teatro SESC Palmas

 

DIA 31 DE OUTUBRO às 20 horas

ACORDA ZÉ! A COMADRE TA DE PÉ!

PALCO GIRATÓRIO
GRUPO TEATRAL MOITARÁ (RJ)
ACORDA ZÉ! A COMADRE TA DE PÉ!

Acorda Zé! A Comadre tá de pé! é um espetáculo farsesco que mergulha no universo cultural brasileiro, fazendo um paralelo entre alguns tipos populares da nossa cultura e personagens da Commedia dell‘Arte. O espetáculo conta a história de Zé-di-Riba, um personagem  “contador de causos”, que inventa histórias cheias de vantagens e presepadas para se livrar de “fazer servicinho para os outros”.

Duração: 60 minutos
Classificação etária: Livre
Gênero: Comédia
Local: Teatro SESC Palmas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *